way2themes

Opinião: "A Monster Calls" de Patrick Ness

Por: | 08:57 2 comentários
Título: A Monster Calls
Autor: Patrick Ness
Editora: Walker Books
Número de Páginas: 215
Idioma: Inglês

Este livro fala-nos de Conor, um rapaz de 13 anos que está a passar por uma fase complicada da sua vida porque a sua mãe foi diagnosticada com cancro. Ao longo do livro nunca nos é dito qual o tipo de cancro, apenas sabemos que ela está numa fase terminal e que todos os tratamentos feitos até então não estão a dar qualquer tipo de resultado, apenas a estão a deixar mais enfraquecida. Como os seus pais estão divorciados e no início do livro ele vive só com a mãe, Conor começa a ficar encarregue de todos os trabalhos domésticos que por norma um rapaz de 13 anos não faz.

  A vida escolar da nossa personagem principal também acaba por ser afetada porque todos têm pena dele, colocam-no de parte e até os professores deixam de interagir com ele nas aulas e não o castigam quando ele procede de forma errada, dizem apenas que não seria correto castigá-lo depois de tudo o que ele tem vivido e que não conseguem imaginar aquilo por que ele está a passar. Tudo isto acaba por fazer com que Conor viva isolado de toda a gente.

  Numa noite, Conor começa a ouvir barulhos estranhos do lado de fora do seu quarto e quando abre a janela depara-se com um monstro, um monstro que é na verdade uma árvore que sempre esteve no seu quintal e que se transformou num monstro com braços, pernas, cabeça, etc. Este monstro diz ao Conor que lhe vai contar três histórias e que no final vai ter que ser o próprio Conor a contar-lhe uma quarta história. Eu adorei as três histórias contadas pelo monstro, mexeram muito comigo e fazem-nos perceber que na realidade não existem pessoas totalmente más nem pessoas totalmente boazinhas.

  Depois de tudo o que ouvi falar acerca deste livro, atirei-me a ele com expectativas bastantes elevadas e não fui desiludida de maneira nenhuma. Foi um livro que mexeu comigo de uma maneira que eu não esperava, principalmente o final. Acho que só quem o lê consegue perceber aquilo que eu estou a tentar explicar porque não consigo mesmo arranjar maneira de expressar em palavras tudo aquilo que este livro me fez sentir. Uma escrita genial e cativante de Patrick Ness aliada a uma história extraordinária fizeram deste livro um livro bastante fácil de acompanhar e bastante difícil de largar.

5*/5*

#Jéssica

2 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Olá!

    Este é um dos livros que pretendo ler este ano. Só leio boas opiniões sobre ele e claro que a história também chama a atenção.

    p.s Nomeei-te para uma tag caso queiras participar: http://somaisum-livro.blogspot.pt/2015/04/tag-liebster-awar.html

    Boas leituras!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Isso é ótimo! Depois quero saber o que achaste ;)
      Obrigada pela tag, vamos responder em breve! :)

      Eliminar