way2themes

Books and Pages

Título: Sozinhos na Ilha
Autora: Tracey Garvis Graves
Editora: Asa
Número de Páginas: 344
Idioma: Português

Neste livro somos confrontados com duas personagens principais, o T.J. e a Anna. T.J é um rapaz de 16 anos que venceu uma batalha contra o cancro e que quer passar as suas férias a recuperar o tempo perdido com os seus amigos. No entanto, devido ao tempo que a doença lhe roubou, T.J perdeu um ano na escola e os pais contratam uma professora para passar férias com eles e juntar o útil ao agradável: enquanto passa férias numa ilha com a família, T.J conseguirá também recuperar a matéria que perdeu. Para tal, é contratada Anna, uma professora de inglês que aceita com agrado o trabalho que lhe foi oferecido, uma vez que vive num estado de indecisão quanto à sua vida: a sua relação amorosa de longos anos vive na estagnação e a sua vida em Chicago é demasiado rotineira. Ao necessitar urgentemente de distância de todos os seus problemas, Anna decide aceitar.
 
  Depois de algumas peripécias quando Anna e T.J tentam apanhar o avião em direção à ilha onde os pais de T.J já os esperam, os dois acabam por seguir viagem num hidroavião. É durante esta viagem que o piloto acaba por ter um ataque cardíaco e o avião se despenha na água. T.J e Anna acabam por chegar a uma ilha aparentemente desabitada onde vão ter que sobreviver com os poucos recursos existentes.

  De uma forma inevitável, Anna e T.J acabam por perder a esperança em serem resgatados e começam a organizar a sua vida na ilha. Como só se têm um ao outro, estas duas personagens começam a desenvolver uma relação de proximidade que evolui de forma bastante gradual e coerente, sendo este um dos aspetos que destaco deste livro.

  Para mim, este livro tem uma enormidade de aspetos positivos: o facto de o livro ser contado pelas duas personagens foi bastante bem pensado pela autora, pois permite-nos saber o que vai na cabeça de cada um e os sentimentos dos dois; como já referi anteriormente, a construção da relação da Anna e do T.J foi tão bem conseguida que não senti nem uma pontinha de cliché no romance; a evolução física e psicológica das personagens devido às condições hostis em que se encontram é também bastante notória e bem descrita.
Existem mais aspetos de que gostei no livro, só que não quero dar-vos spoilers apesar de me estar a apetecer muito porque é um fator importante na história!

  Este é um livro focado em vários aspetos fulcrais na sociedade atual e que nos permite começar a ganhar uma maior abertura de mentalidade em relação a coisas tão básicas como a paixão entre pessoas com uma diferença de idades consideravelmente grande. É uma leitura perfeita para o verão pois é super leve e descontraída.

#Jéssica

  Olá pessoal! Hoje não vos trazemos o post habitual acerca de livros. Viemos falar-vos de um novo blog perfeito para quem, para além de gostar de ler, também gosta de ver filmes e séries!
  Uma amiga nossa criou recentemente um blog inteiramente escrito em inglês acerca de filmes e séries. Neste blog ela vai dar opiniões e falar-vos um pouquinho de séries e filmes que tem visto e das quais tem gostado ou não. Por isso, já sabem! Se gostarem de séries e filmes e procuram um blog acerca deste tema não hesitem em visitar o blog http://homemadesweetpopcorn.blogspot.pt/! O post mais recente do blog é sobre uma série que pessoalmente adoro e que todos vocês deviam ver mas, para mais pormenores, já sabem! Visitem ;)


   #Jéssica
  Olá pessoal, tudo bem convosco? Como devem ter reparado, o blog anda um pouco desatualizado e a verdade é que o nosso tempo tem andado bastante comprometido por causa destes últimos testes antes dos exames nacionais, por isso, desde já pedimos desculpas e prometemos que dentro de umas três semanas tudo vai voltar ao normal!

  Nestes meses tem sido complicado arranjar tempo e disposição para ler, por isso, durante este mês que passou só li um livro que foi o "Sozinhos na Ilha" de Tracey Garvis Graves e que brevemente terá opinião aqui no blog.
  As compras também não foram muito extensas mas comprei dois livros que já queria ler há imenso tempo: "O Circo dos Sonhos" de Erin Morgenstern e o "Sozinhos na Ilha" que referi anteriormente. A capa do primeiro livro é simplesmente maravilhosa, talvez a capa mais bonita da minha estante! Adoro a ideia da capa ser toda a preto e branco e ter aquele pormenor do lenço em vermelho a contrastar com todas as cores escuras e, para além disso, tem relevo e texturas diferentes. Tinha planeado ler estes dois livros durante o mês de Maio mas não consegui e li apenas o "Sozinhos na Ilha" .





  O "Sozinhos na Ilha" não podia ter sido melhor escolha, era exatamente o tipo de livro do qual eu estava a precisar: leve e fácil de acompanhar. Foi mais um 5 estrelas para a minha estante, mas vou falar sobre ele no próximo post aqui do blog porque é claro que vou ter que fazer uma review deste livro fantástico!
   
    #Jéssica
Fomos desafiadas pelo blog http://somaisum-livro.blogspot.pt para responder a esta tag :D
Esta TAG consiste em:

1- Escrever 11 factos sobre nós;
2- Responder às perguntas que nos foram feitas pelo blog que nos nomeou;
3- Nomear 11 blogs com menos de 200 seguidores para responder à TAG;
4- Fazer 11 perguntas aos blogs que nomearmos;
5- Partilhar a foto do Liebster Award TAG no post;
6- Enviar o link do post a quem nos nomeou.

11 factos sobre mim (Jéssica):

1- Sou extremamente desarrumada;
2- Quando se trata de cumprir os meus objetivos sou bastante perfecionista;
3- Adoro comer apesar de ser bastante magrinha;
4- Sou apaixonada por Londres e já tive oportunidade de visitar a cidade duas vezes;
5- Sou uma stressada em qualquer circunstância;
6- Sou um desastre no que toca a atividade física e dança;
7- Gosto de sair de casa para passear e não me importo de ficar uma tarde inteira num centro comercial;
8- Sou uma romântica incurável e costumo chorar nas cenas românticas dos livros;
9- O meu prato favorito é bifes com natas e cogumelos;
10- Sou viciada em Anatomia de Grey;
11- Tenho pânico a todo o tipo de aranhas, não interessa qual o tamanho;

11 factos sobre mim (Beatriz):

1- Adoro viajar e conhecer novas cidades;
2- Estudo piano;
3- Adoro a sonoridade da música celta;
4- Odeio queijo;
5- Tenho fobia a qualquer tipo de insectos ou bichos que com eles se pareçam;
6- Adoro o som da chuva;
7- Prefiro a noite ao dia;
8- Aborreço-me com facilidade;
9- Amo chocolate;
10- Não suporto ir às compras (exceto se for de livros, claro xD);
11- O Inverno é a minha estação do ano preferida.

As perguntas que nos fizeram:

1- Como surgiu a ideia de criar o blog?
A ideia surgiu durante uma aula de educação física na qual estávamos a discutir os nossos livros preferidos e os blogs que seguíamos. Quando demos por isso já estávamos a divagar acerca do qual brutal seria termos uma blog só nosso. 

2- Se pudesses conhecer pessoalmente um autor qual seria?
J: Patrick Rothfuss porque adoro a sua escrita e pelo que já li acerca dele, parece-me ser uma pessoa bastante interessante e fora do comum. 
B: Vou ter que escolher o Patrick Rothfuss também. Li o primeiro livro dele, "O Nome do Vento" há vários anos e amei-o, desde então continua a ser o meu livro preferido. para além disto parece-me ser uma pessoa com um excelente sentido de humor e muito interessante.

3- Se pudesses ser uma personagem literária qual serias?
J: Seria a Hermione Granger ou a America Singer da triologia "The Selection".
B: Hermione Granger

4- Qual a tua maior qualidade e o teu maior defeito?
J: Maior qualidade: persistente
   Maior defeito: ser orgulhosa
B: Teimosia, nalgumas situações pode ser algo bom, noutras nem por isso xD

5- Quais são os teus passatempos favoritos?
J: Ler (óbvio xD) e ver séries nas quais sou completamente viciada (Anatomia de Grey, Da Vinci's Demons e The 100)
B: Ler, jogar computador e ver séries.

6- Se pudesses escolher apenas três livros para salvar de um incêndio qual seriam?
J: "O Nome do Vento", "A Monster Calls" e um dos livros de "Harry Potter" (talvez a Ordem da Fénix porque é o maior :p)
B: "O Nome do Vento" de Patrick Rothfuss (já devem ter percebido a minha obsessão por este livro xD), "Os Brincalhões" de Roddy Doyle e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J.K.Rowling.

7- Preferes livro físico ou e-book?
J: Livro físico
B: Livro físico.

8- Qual é o teu vício/mania enquanto leitor?
J: Sou tão cuidadosa com os livros que chega a ser irritante xD
B: Acontece com frequência dar spoilers a mim mesma ao folhear o livro que estou a ler. Arrependo-me sempre mas não me consigo impedir de o voltar a fazer.

9- Que livro andas a ler neste momento?
J: "Memorial do Convento" e "Convergente".
B: "Tokyo Killer - Primeira Missão" de Barry Eisler e "O Memorial do Convento" de Saramago.

10- Qual foi o último livro que leste?
J: "A Monster Calls" de Patrick Ness
B: "O Poço da Ascensão" de Brandon Sanderson

11- Que livro tens na estante mas que tens vergonha por ainda não teres lido?
J: "A Rapariga que Roubava Livros". Já o começei, no entanto, tive que parar de o ler porque não me estava a conseguir ligar à história.
B: "Uma Morte Súbita" de J.K.Rowling, simplesmente não consigo pegar nele sabendo que não tem nada a ver com o Harry Potter.

Perguntas para responder:

1- Qual o livro com a capa mais bonita da tua estante?
2- Compras os teus livros online ou em livrarias físicas?
3- Quais são as tuas três séries favoritas?
4- Já te aconteceu adiar a leitura de um livro por demasiado tempo e quando finalmente o leste desejaste que o tivesses feito mais cedo? Se sim, qual foi o livro?
5- Qual a personagem mais malvada com que alguma vez contactaste?
6- Quantas páginas tem o maior livro que já leste?
7- Dos livros que já leste e que foram adaptados para filme, qual achas que ficou mais bem adaptado?
8- Existe algum livro que quase toda a gente tenham gostado menos tu? Se sim, qual?
9- Qual é o teu local preferido para ler?
10- Quem é o teu autor preferido?
11- Gostas mais de stand alones ou de triologias?

Blog que nomeamos para responder a esta TAG:
http://juccasreviews.blogspot.pt/


Título: A Monster Calls
Autor: Patrick Ness
Editora: Walker Books
Número de Páginas: 215
Idioma: Inglês

Este livro fala-nos de Conor, um rapaz de 13 anos que está a passar por uma fase complicada da sua vida porque a sua mãe foi diagnosticada com cancro. Ao longo do livro nunca nos é dito qual o tipo de cancro, apenas sabemos que ela está numa fase terminal e que todos os tratamentos feitos até então não estão a dar qualquer tipo de resultado, apenas a estão a deixar mais enfraquecida. Como os seus pais estão divorciados e no início do livro ele vive só com a mãe, Conor começa a ficar encarregue de todos os trabalhos domésticos que por norma um rapaz de 13 anos não faz.

  A vida escolar da nossa personagem principal também acaba por ser afetada porque todos têm pena dele, colocam-no de parte e até os professores deixam de interagir com ele nas aulas e não o castigam quando ele procede de forma errada, dizem apenas que não seria correto castigá-lo depois de tudo o que ele tem vivido e que não conseguem imaginar aquilo por que ele está a passar. Tudo isto acaba por fazer com que Conor viva isolado de toda a gente.

  Numa noite, Conor começa a ouvir barulhos estranhos do lado de fora do seu quarto e quando abre a janela depara-se com um monstro, um monstro que é na verdade uma árvore que sempre esteve no seu quintal e que se transformou num monstro com braços, pernas, cabeça, etc. Este monstro diz ao Conor que lhe vai contar três histórias e que no final vai ter que ser o próprio Conor a contar-lhe uma quarta história. Eu adorei as três histórias contadas pelo monstro, mexeram muito comigo e fazem-nos perceber que na realidade não existem pessoas totalmente más nem pessoas totalmente boazinhas.

  Depois de tudo o que ouvi falar acerca deste livro, atirei-me a ele com expectativas bastantes elevadas e não fui desiludida de maneira nenhuma. Foi um livro que mexeu comigo de uma maneira que eu não esperava, principalmente o final. Acho que só quem o lê consegue perceber aquilo que eu estou a tentar explicar porque não consigo mesmo arranjar maneira de expressar em palavras tudo aquilo que este livro me fez sentir. Uma escrita genial e cativante de Patrick Ness aliada a uma história extraordinária fizeram deste livro um livro bastante fácil de acompanhar e bastante difícil de largar.

5*/5*

#Jéssica
  Fevereiro foi, tanto para mim como para a Jéssica, um mês bastante ocupado o que, infelizmente, colocou as leituras e por conseguinte o blog numa espécie de plano secundário.

Leituras
  Li e terminei unicamente um livro: Under the Never Sky de Veronica Rossi, um livro com um desenvolvimento inicial da história bastante lento mas que se foi tornado interessante à medida que a ação avançava.
  Comecei a ler O Poço da Ascensão de Brandon Sanderson e estou a adorá-lo. Sanderson tem uma capacidade fantástica de dar voltas e reviravoltas à história de tal forma que eu nunca estou à espera do que vai acontecer.

Aquisições
.
Embora tenha sido um mês extremamente fraco em termos de leituras, não posso dizer o mesmo das aquisições de Fevereiro.


 Usando a promoção "Leve 3 Pague 2" do site da
 Saída de Emergência, comprei O Poço da Ascensão de Brandon Sanderson, que tem uma capa linda de morrer, e Tokyo Killer - A Primeira Missão de Barry Eisler que estava a um preço simpático e pertence a um género que não costumo ler muito mas que me parece interessante.

O livro que me ficou a custo zero devido à promoção da Saída de Emergência foi Os Três de Sarah Lotz, também este pertencente a um género que não estou habituada a ler mas cuja sinopse me interessou muito.
Comprei ainda o Felizmente Há Luar de Luís de Stau Monteiro que faz parte dos livros que tenho de ler para a disciplina de Português.


Com os livros da Saída de Emergência vieram ainda dois postais com as imagens da capa dos dois primeiros volumes da trilogia Nascida das Brumas, que são capazes de ser as capas mais bonitas que tenho visto nos últimos anos.








#Beatriz
Título: Anna e o Beijo Francês (Anna and the French Kiss #1)
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Quinta Essência
Número de Páginas: 288

  Desculpem não ter posto a capa portuguesa, mas realmente eu não a suporto. Na minha opinião não tem nada a ver com a história, começando pelo facto de a personagem principal ser muito mais nova do que a mulher que está na capa que aparenta ter uns 27!

  Vamos lá então começar. Este livro fala-nos de Anna, uma rapariga que é obrigada pelos pais a mudar-se de Atlanta para França e deixar tudo o que tem para trás com o objetivo de completar os seus estudos na Escola Americana em Paris. É lá que conhece Ètienne St.Clair, um rapaz que desde logo lhe capta a atenção. A amizade entre os dois vai evoluindo e Anna começa a aperceber-se que está a desenvolver uma paixão pelo novo amigo, no entanto, existem entraves a esta relação que terão de ser superados pelos dois.

  Nas primeiras 100 páginas confesso que não gostei lá muito da Anna, apenas pelo facto de parecer que ela gostava de todos os rapazes ao mesmo tempo e que não conseguia entender os seus próprios sentimentos. Isso faz-me um pouco de confusão porque não gosto de personagens que gostam de todos ao mesmo tempo.
  No entanto, passadas estas 100 páginas, comecei a ver a Anna de uma maneira bastante diferente pois ela começou a aperceber-se de que estava mesmo a sentir-se atraída por St.Clair e os sentimentos dela passaram a ser bastante mais claros e objetivos. Pareceu-me uma rapariga com a qual eu me relacionaria facilmente pois ela é bastante humana e não é aquela personagem tipicamente perfeita que não comete qualquer erro. 

  Concluindo, achei este romance bastante fofo e cativante. Passei o livro todo a torcer por Anna e St.Clair e as ultimas páginas passaram a correr! Por um lado, fiquei com um bocadinho de sede de informação acerca do futuro destes dois...

  Para terminar, tenho a apontar algo que não tem nada a ver com a obra. Neste livro notei imensas falhas por parte da editora. Algumas partes do texto tinham erros bastante lamentáveis de ortografia, muitos deles acredito que tenham sido por falta de uma revisão do texto pela própria editora. Já não é a primeira vez que isto acontece e acho que deveria ser evitado, até porque algumas das vezes estes erros condicionam a nossa compreensão da história em si, principalmente no início.

  Porque o início foi um bocadinho chato e fez-me antipatizar com a Anna e porque o final poderia ter sido explorado mais um pouquinho pela autora, acabei por dar 3.5 estrelas ao livro.

3.5*/5*

    #Jéssica