way2themes

Opinião: "Sozinhos na Ilha" de Tracey Garvis Graves

Por: | 10:11 Deixe um comentário
Título: Sozinhos na Ilha
Autora: Tracey Garvis Graves
Editora: Asa
Número de Páginas: 344
Idioma: Português

Neste livro somos confrontados com duas personagens principais, o T.J. e a Anna. T.J é um rapaz de 16 anos que venceu uma batalha contra o cancro e que quer passar as suas férias a recuperar o tempo perdido com os seus amigos. No entanto, devido ao tempo que a doença lhe roubou, T.J perdeu um ano na escola e os pais contratam uma professora para passar férias com eles e juntar o útil ao agradável: enquanto passa férias numa ilha com a família, T.J conseguirá também recuperar a matéria que perdeu. Para tal, é contratada Anna, uma professora de inglês que aceita com agrado o trabalho que lhe foi oferecido, uma vez que vive num estado de indecisão quanto à sua vida: a sua relação amorosa de longos anos vive na estagnação e a sua vida em Chicago é demasiado rotineira. Ao necessitar urgentemente de distância de todos os seus problemas, Anna decide aceitar.
 
  Depois de algumas peripécias quando Anna e T.J tentam apanhar o avião em direção à ilha onde os pais de T.J já os esperam, os dois acabam por seguir viagem num hidroavião. É durante esta viagem que o piloto acaba por ter um ataque cardíaco e o avião se despenha na água. T.J e Anna acabam por chegar a uma ilha aparentemente desabitada onde vão ter que sobreviver com os poucos recursos existentes.

  De uma forma inevitável, Anna e T.J acabam por perder a esperança em serem resgatados e começam a organizar a sua vida na ilha. Como só se têm um ao outro, estas duas personagens começam a desenvolver uma relação de proximidade que evolui de forma bastante gradual e coerente, sendo este um dos aspetos que destaco deste livro.

  Para mim, este livro tem uma enormidade de aspetos positivos: o facto de o livro ser contado pelas duas personagens foi bastante bem pensado pela autora, pois permite-nos saber o que vai na cabeça de cada um e os sentimentos dos dois; como já referi anteriormente, a construção da relação da Anna e do T.J foi tão bem conseguida que não senti nem uma pontinha de cliché no romance; a evolução física e psicológica das personagens devido às condições hostis em que se encontram é também bastante notória e bem descrita.
Existem mais aspetos de que gostei no livro, só que não quero dar-vos spoilers apesar de me estar a apetecer muito porque é um fator importante na história!

  Este é um livro focado em vários aspetos fulcrais na sociedade atual e que nos permite começar a ganhar uma maior abertura de mentalidade em relação a coisas tão básicas como a paixão entre pessoas com uma diferença de idades consideravelmente grande. É uma leitura perfeita para o verão pois é super leve e descontraída.

#Jéssica

0 comentários:

Enviar um comentário