way2themes

Opinião: A Year and a Day in Old Theradane de Scott Lynch

Por: | 14:05 Deixe um comentário


Título: A Year and a Day in Old Theradane
Autor: Scott Lynch
Editora: Bantam Books
Número de Páginas: 42
Idioma: Inglês

Scott Lynch é um escritor americano de fantasia conhecido pela série “Os Cavalheiros Bastardos” que segue a história de um ladrão e vigarista cujo primeiro livro, já editado em Portugal, se intitula “As Mentiras de Locke Lamora”. Para além desta série, Scott Lynch está a escrever um romance, “Queen of the Iron Sands” que publica online, capítulo a capítulo.


"A Year and a Day in Old Theradane" pertence à antologia "Rogues" editada por George R. R. Martin e por Gardner Dozois.

Este conto, que se passa durante exactamente um ano e um dia na cidade de Theradane (como nos é dito logo no título), segue a história de Amarelle Parathis, uma ladra reformada que acaba por ser chantageada e é obrigada a voltar à sua antiga profissão para realizar um golpe que tem tudo de impossível.

Uma das coisas que mais me agradou foi a cidade de Theradane e todo o worldbuilding com ela relacionada. Theradane é uma cidade governada por feiticeiros que estão constantemente a lutar entre si, o que tem como efeitos secundários alguns fenómenos interessantes como a chuva multicolorida que nos é descrita logo no primeiro parágrafo. Para além disto, esta cidade tem uma outra particularidade muito interessante, é um sítio onde os criminosos do resto do mundo podem procurar refúgio de quem os persegue desde que paguem uma determinada quantia e prometam não cometer qualquer crime em Theradane. Se o fizerem, as suas almas são condenadas a iluminar a cidade eternamente através de estátuas espalhadas pela mesma que murmuram avisos e assustam os transeuntes.

A grande maioria das personagens são do sexo feminino o que foi algo que me espantou e agradou e a mistura entre magia e tecnologia presente neste mundo torna-o muito mais interessante.

Em “A Year and a Day in Old Theradane”, Scott Lynch conseguiu mais uma vez deixar-me completamente agarrada à história logo desde o início e, embora tenha ficado um pouco desapontada quando descobri que não era um conto sobre as personagens de “Os Cavalheiros Bastardos”, acabei por gostar muito das personagens apresentadas e, principalmente, do mundo fantástico que nos é apresentado.

Espero que Scott Lynch volte a escrever algo que se passe em Theradane pois parece-me um óptimo pano de fundo para muitas outras histórias interessantes.

4,5*/5*
                                                                                                                                  #Beatriz

0 comentários:

Enviar um comentário